Adorar em Espírito em Verdade


O que é adorar a Deus em Espírito em verdade?

Muitos acham que para adorar a Deus é necessário nos estarmos com uma multidão, e cantar canções bonitas, levantar as nossas mãos ao alto, gritar e chorar...
Este sentimento muitas vezes é relacionado à emoção, mas adoração é muito mais além do que estar em um momento como este anunciado acima, adoração é um estilo de vida!
Para entendermos um pouco melhor, necessitamos refletir na palavra “VERDADE”,que significa aquilo que procede, aquilo que é correto.
Deus é verdadeiro e não existem duvidas sobre isso. "De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado" ( Rm 3:4 ).

Tudo aquilo que é relacionado em Deus é verdadeiro, a bíblia fala que Deus é santo, se Deus é santo, Ele não se misturará com algo impuro, que deixa de ser santo.
Como podemos falar de santidade na mentira? Não existe possibilidade!
A mentira é pecado, que na visão espiritual é o mesmo que impureza, “... Há seis coisas que o Senhor odeia sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa...” (Provérbios 6,16-19)
Portanto se queremos agradar a Deus com nossa adoração precisamos entender que Deus é verdadeiro, necessário ser verdadeiro!

Se praticarmos á mentira, estaremos em pecado, e deste modo nos afastamos de Deus, pois está escrito:

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”(Isaías 59:2)

Então toda mentira em nossos relacionamentos tem que acabar!
Mentira também não se refere apenas nas palavras, mas também em estilo de vida, temos que ser condizentes com aquilo que Deus exige.
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" ( Ef 4:24 ).
Viver na verdade é viver na santidade que significa agradar a Deus.
Então muito além de cantar ou tocar palavras bonitas, adoração em verdade, é viver aquilo que Deus deseja que vivamos! Quem não é verdadeiro não tem parte com Deus, e adoração não passa do teto da igreja!

Em Espírito.
A bíblia nos mostra que “O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6 ).

É necessário entendermos que quando vivemos na carne, não vivemos no espírito, e se tornamos distante de Deus.

A carne tende á morte, essa morte não se refere apenas à morte física, mas o pecado.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23).

Adorar a Deus em Espírito e Verdade, como mencionado acima, não é cantar e tocar canções bonitas, não é apenas viver a liturgia dos nossos cultos ou uma oração cheia de dizeres bonitos bíblicos, Deus não se restringe as 04 paredes de um templo.
Se adorarmos em Espírito estamos na verdade, e se estamos na verdade, vivemos no Espírito.

Isso significa que conhecemos a Deus, isso só é possível quando Deus começa habitar no homem, a nossa adoração vai se aprofundando quando temos mais conhecimento e intimidade com Deus.

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" ( Jo 14:17 )

Quando é que o homem passa a estar em Deus e Deus no homem, fazendo morada (1Co 3:16 ). Somente após crer na mensagem do evangelho "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" ( Ef 1:13 ).
·         Um verdadeiro adorador não está vinculado a templos, pois é templo e morada do Espírito Santo ( 1Co 3:16 );
·         Um verdadeiro adorador não necessita de sacrifícios, pois é sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Rm 12:1 );
·         Um verdadeiro adorador oferta a Deus sacrifício de louvor, ou seja, o fruto dos lábios que professam a Cristo ( Hb 13:15 );
·         Um verdadeiro adorador não precisa de intermediário, pois exerce sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus ( 1Pe 2:5 );
·         Um verdadeiro adorador não precisa de tempo específico, pois o momento da adoração foi estabelecido quando Cristo chegou entre os homens, em que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade ( Jo 4:23 ).